Definição e objetivos

REL-Internet3cropped-300x164

O serviço de referência é um dos serviços mais importantes que as bibliotecas disponibilizam, pois consiste no conjunto de ações levadas a cabo por esse serviço, no sentido de garantir ao utilizador o acesso à informação pretendida, proporcionando-lhe os documentos adequados e ajudando-o a utilizar os recursos da informação mais apropriados. Paralelamente ao serviço de referência tradicional, com o espetacular avanço da Internet e das novas tecnologias, surgem importantes alterações nas noções dos tradicionais serviços de referência e novos serviços desenvolvidos pelas bibliotecas.

O serviço de referência para a Internet tem as suas raízes no serviço de referência tradicional, pois pretende difundir informação a um determinado tipo de público, mas com a particularidade de disponibilizar informação em suporte digital previamente selecionada, tratada e avaliada. Estes novos serviços podem divergir consoante o tipo de biblioteca e de público a que se destinam. No contexto atual são extremamente importantes porque já são muitos os utilizadores que recorrem à Internet para efetuar as suas pesquisas, embora a maior parte delas não tenha em conta aspetos como: cobertura, nível, atualidade, qualidade, custos, objetividade, rigor das fontes de informação, entre outros.

 

Tem como principais objetivos:

- Divulgar variedade de conteúdos informativos da Internet, organizados por assuntos;

- Disponibilizar entre 15 a 25 endereços eletrónicos por área temática;

- Fornecer recursos para educadores, estudantes e público em geral;

- Promover um novo serviço da Biblioteca Municipal de Faro.

 

Tem como metodologia:

- a pesquisa, análise e seleção de sites na Internet com base em critérios de avaliação tais como:

1. importância, nível de profundidade e atualidade da informação (se é um recurso estático ou se é atualizado com frequência);
2. autoridade (determinar a origem da fonte: que é o autor, se é especialista na área ou se a autoria se deve a uma organização reconhecida; se é um site oficial);
3. adequação ao tipo de biblioteca e às necessidades do seu público-alvo.

 

A avaliação da informação obedeceu, ainda, a outros critérios que são os seguintes:

- qualidade da escrita – ausência de erros ortográficos ou gramaticais, uso ou não de calão, etc.;

- cobertura – existência de links para outras fontes;

- originalidade da informação encontrada;

- design – principal ponto de captação da atenção, este elemento influencia a permanência do utilizador em determinado site, daí a importância que lhe é atribuída.